Web Quests
Webquest é uma atividade de aprendizagem que aproveita a imensa riqueza de informações dia a dia, e na Web. Foi criado em 1995, por Bernie Dodge, professor da universidade estadual da Califórnia, EUA, como proposta metodológica para usar a Internet de forma criativa, onde os alunos interagem entre si e provém do melhor desempenho. Essas fontes ricas como recursos didáticos, livros, vídeos, e mesmo pessoas a entrevistar, mas normalmente são sites ou páginas na Web. É comum que a Tarefa exija dos alunos a representação de papéis (faraó, arquiteto, escravo), para promover o contraste de pontos de vista ou da união de esforços em torno de um objetivo. Existem dois tipos de aprendizagem envolvidas na dimensão da Web que são: Webquest curta - leva de uma a três aulas para ser explorada pelos alunos e tem como objetivo a aquisição e integração de conhecimentos. Webquest longa - leva de uma semana a um mês para ser explorada pelos alunos, em sala de aula, e tem como objetivo a extensão e o refinamento de conhecimentos. Para elaborar determinado software é necessário que desenvolva as seguintes tarefas: resolver um problema; solucionar um mistério; formular e defender uma opinião; analisar uma problemática; colocar em palavras uma descoberta pessoal; elaborar um resumo; inventar uma mensagem persuasiva; redigir um relato jornalístico, e qualquer coisa que exija dos aprendizes processar e transformar as informações coletadas. O Processo deve apresentar os passos que os alunos terão de percorrer para desenvolver a Tarefa. Quanto mais detalhado for o processo, melhor, e cabe a cada um nesta seção sugerir de que forma os alunos deverão organizar as informações que serão reunidas e como serão utilizadas. As fontes de informação são os recursos, os sites e as páginas da Web que o professor escolhe e que devem ser consultados pelos alunos para realizar a Tarefa. Costumam ser parte integrante da seção Processo, mas também podem constituir uma seção separada. Na Avaliação, o aluno deve ser informado sobre o seu desempenho, como será avaliado e em que casos de dependência, a verificação será individual ou coletiva. A conclusão deve resumir, em poucas frases, os assuntos explorados na webquest e os objetivos supostamente atingidos. Também o espaço para incentivar o aluno a continuar refletindo sobre o assunto, deverá ser através de questões retóricas e links adicionais. A seção de Créditos deve apresentar as fontes de todos os materiais utilizados na webquest, imagens, músicas, textos, livros, sites, páginas Web. Quando os materiais são físicos, colocam-se as referências bibliográficas. E também o espaço dos agradecimentos a pessoas ou instituições que de algum modo tenham colaborado na elaboração da webquest.
Josiane Maris de Souza Fonsêca
E.M.Professora Walma de Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário