A
Informática na Educação
A informática no
contexto escolar visa o tratamento da informação através do uso de
equipamentos e procedimentos na área de processamento de dados.
Possibilita o desenvolvimento do sujeito, unindo corpo – mente –
e emoção, capaz de incentivar a autonomia, estimular a percepção
do sujeito, contribuindo para a construção individual e coletiva do
conhecimento, pois envolve memória auditiva, visual, orientação
espacial, coordenação motora, e o controle dos movimentos. Através
do computador, pode se trabalhar a capacidade representativa, a
resolução de problemas, alteração de erros, a criatividade e
imaginação, o desenvolvimento emocional gerado pela autonomia,
independência, e o controle da ansiedade. Outro
ponto importante é o incentivo à criação. O aluno não deve ser
colocado de forma passiva diante do computador. As ferramentas
tecnológicas devem servir de base para a criação.O
importante ao utilizar os recursos de informática na sala de aula, é
não transformar a máquina principal em figura educacional.
Professores e alunos devem assumir o papel de personagens principais
e usar a criatividade, o raciocínio lógico e atitudes ativas para a
produção do conhecimento. Somente desta forma, estarão preparados
para o mercado de trabalho e para a vida na sociedade.
Hoje a sociedade solicita
trafegar não só pelos meios de uma área específica, mas que
também não se inibe com a incerteza e velocidade das transformações
da técnica. O mundo contemporâneo tornou-se totalmente globalizado
e altamente tecnificado, fazendo surgir uma competição quase
selvagem entre as nações que demanda cada vez mais pessoas
qualificadas, tanto culturalmente como em escolaridade formal. As
habilidades exigidas numerosamente sofisticadas a evolução do modo
de produção despreza o trabalho desqualificado e repetitivo,
substituído eficientemente pela automatização e robotização.
Josiane
Maris de Souza Fonseca
E.M.Professora Walma de Oliveira
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