O
Educador e as Novas Mídias
A presença das
tecnologias, com os avanços da globalização tem levado as
instituições de ensino e os educadores adotarem novas posturas
frente ao processo de ensino aprendizagem. A
necessidade de se buscar a compreensão da formação do docente no
processo ensino aprendizagem, e como a escola vem se transformando a
teoria crítica da sociedade tecnológica, valorizando os
equipamentos didáticos como recursos, multimídia, laboratórios de
ciências e informática; asseguram
não só a democratização e o acesso aos meios técnicos de
comunicação sofisticados, mas ir além, estimular, dar condições,
preparar as novas gerações para a apropriação ativa e crítica
dessas novas tecnologias.
A integração das mídias deve ser realizada em
dois níveis; enquanto objeto de estudo, fornecendo às crianças e
adolescentes meios de dominar uma nova linguagem; e enquanto
instrumento pedagógico, dando aos professores suporte eficaz para
melhorar a qualidade do ensino. Ensinar com as novas tecnologias será
uma revolução essencial. Um exemplo é a internet um novo meio de
comunicação, que pode ajudar a rever, a ampliar e a modificar
muitas das formas atuais de ensinar e de aprender, e os demais
recursos tecnológicos são valiosos para o aprendizado. A
forma diferenciada na promoção da aprendizagem significativa é
desafiar, desequilibrar as redes neurais do aluno, gerar conflitos
cognitivos, tirando estes alunos do seu “mundinho,” atiçando
eles a outras curiosidades, provocando uma busca pessoal em construir
seus próprios conhecimentos tendo o professor como seu incentivador
e mediador.
Josiane
Maris de Souza Fonseca
E.M.Professora Walma de Oliveira
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