quarta-feira, 11 de abril de 2012

O EDUCADOR E AS NOVAS MÍDIAS


O Educador e as Novas Mídias

A presença das tecnologias, com os avanços da globalização tem levado as instituições de ensino e os educadores adotarem novas posturas frente ao processo de ensino aprendizagem. A necessidade de se buscar a compreensão da formação do docente no processo ensino aprendizagem, e como a escola vem se transformando a teoria crítica da sociedade tecnológica, valorizando os equipamentos didáticos como recursos, multimídia, laboratórios de ciências e informática; asseguram não só a democratização e o acesso aos meios técnicos de comunicação sofisticados, mas ir além, estimular, dar condições, preparar as novas gerações para a apropriação ativa e crítica dessas novas tecnologias. A integração das mídias deve ser realizada em dois níveis; enquanto objeto de estudo, fornecendo às crianças e adolescentes meios de dominar uma nova linguagem; e enquanto instrumento pedagógico, dando aos professores suporte eficaz para melhorar a qualidade do ensino. Ensinar com as novas tecnologias será uma revolução essencial. Um exemplo é a internet um novo meio de comunicação, que pode ajudar a rever, a ampliar e a modificar muitas das formas atuais de ensinar e de aprender, e os demais recursos tecnológicos são valiosos para o aprendizado. A forma diferenciada na promoção da aprendizagem significativa é desafiar, desequilibrar as redes neurais do aluno, gerar conflitos cognitivos, tirando estes alunos do seu “mundinho,” atiçando eles a outras curiosidades, provocando uma busca pessoal em construir seus próprios conhecimentos tendo o professor como seu incentivador e mediador.

Josiane Maris de Souza Fonseca
E.M.Professora Walma de Oliveira

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