A INFLUÊNCIA DAS NOVAS MÍDIAS NO DESEMPENHO DO PROFESSOR
Não tem como fugir da “tsuname” de tecnologias que vem chegando dia a dia em nosso meio. Nossos alunos estão cada dia mais antenados ao novo e o que me preocupa é sobre o papel do professor no processo de ensino-aprendizagem pois, ele deveria estar sendo o desafiador e articulador dos conhecimentos dentro da sala de aula, mas, infelizmente, o que se vê na maioria das escola brasileiras são meros professores “ensinadores”, ou seja, apenas cumprem o papel de transmissores de conhecimentos para alunos passivos, quando não indisciplinados e inquietos. Num contexto de mundo em constante mudança, nós não temos nenhuma aula a "dar", mas sim, a construir, junto com o aluno. O aluno precisa ser o personagem principal dessa novela chamada aprendizagem.
O papel do professor hoje em dia é questionar, desafiar, é gerar motivação, conhecimento, dúvidas, criar necessidades, curiosidades. Esse é o nosso papel na promoção de uma aprendizagem significativa: o de desafiar o aluno a também buscar o novo, só assim conseguiremos tirar nossos alunos do “mundinho” deles e atiçar sua curiosidade; provocá-los a empreender uma busca pessoal e assim construir seus próprios conhecimentos tendo o professor como seu incentivador e mediador.
O professor que procura aprender para melhor utilizar a rede mundial de computadores, que busca informação, pesquisa, acabam trazendo para sala de aula assuntos novos, atualíssimos e que muitas das vezes, os alunos desconhecem ou estão desatualizados. Esse é o novo professor de hoje. Antenado com o mundo , com os acontecimentos.
Elisangela Cristina Dias Borges
E.M.Dona Mulata
Nenhum comentário:
Postar um comentário