CONSCIÊNCIA PROFISSIONAL - PRIORIDADES DO NOVO MILÊNIO
Demonstrar espírito de mudança, evoluir e pensar no outro e no planeta estão entre as principais habilidades do profissional de hoje. Quando se fala em tendências, acreditamos que esse futuro é longe demais. Que engano! Se não estivermos na vanguarda das mudanças, provavelmente seremos atropelados por elas. A capacidade humana não é mais suficiente para abarcar todo o saber que envolve a sociedade contemporânea. Mais do que nunca, o homem recorre à tecnologia, agora como auxiliar, na busca pelo conhecimento de que necessita, e para acessá-lo e disseminá-lo, utiliza-se de técnicas e de
objetos técnicos.
O novo paradigma apresentado que tem como base a tecnologia, traz novas exigências quanto aos atributos dos trabalhadores, e requer destes, maior preparo e educação permanentes para o desempenho de funções que estão em constante mudança. A partir do emprego de novas técnicas organizacionais e da automação, característica dos dias atuais, sem dúvida, esse novo modelo associa-se à aceleração da evolução e mudança dos métodos de trabalho, pressionado pela necessidade de novos produtos pela exigência da qualidade, até mesmo como requisito de sobrevivência.
Nenhum profissional da informação ou de qualquer área de atuação tem condição de reunir o conjunto de habilidades, conhecimentos e competências exigidas pelo atual mercado de trabalho, no entanto a busca pela constante requalificação e aprimoramento tem que ser uma constante na vida desse trabalhador. O mundo nos chama para novos comportamentos e possibilidades. Qual é o seu preparo para construir e colaborar com a nova sociedade da informação?
Elisangela Cristina Dias Borges
E.M. Dona Mulata
Nenhum comentário:
Postar um comentário