quarta-feira, 11 de abril de 2012

O EDUCADOR E AS NOVAS MÍDIAS


O Educador e as novas Mídias
.
As tecnologias estão presentes cada vez mais em nossas vidas e com isto tem exigido uma nova postura do educador que deve usá-la a serviço da educação. Para maior eficácia faz se necessário por parte do docente um conhecimento previamente elaborado.domínio e manuseio destas novas tecnologias fazendo com que possa melhor desfrutar de todas as suas possibilidades.
Primeiramente o educador deve ter conhecimento do perfil de sua turma e de suas necessidades e trabalhar na direção em que o educando seja protagonista e não apenas um mero receptor ..É necessário considerar ainda que objetivos claros sejam definidos pelos profissionais da educação para a escolha dos meios adequados ao seu alcance , igual importância terá a forma de trabalhá-los e relacioná-los.
A internet é mais um recurso entre tantas opções metodológicas a qual facitará as aulas tornando-as mais atrativas e interativas e possui uma vantagem que é agilidade na manipulação e criação dos conteúdos; podendo também reproduzir e reutilizar estes conteúdos sem perda da qualidade, o que garante um maior fluxo de trabalho mais dinâmico que integra os conteúdos evitando portanto sua fragmentação . O tradicional trabalho individual passa agora a ser coletivo onde há trocas de experiências, interação entre estudantes na qual as relações que a escola produz com a diversidade são favorecidas aumentando o fluxo de conhecimentos.
Numa perspectiva de escola crítica, o ato de conhecer é dinâmico; é mais que memorizar e reter informações é mais que assimilar um conhecimento passivo previamente elaborado. Conhecer é reelaborar com criticidade, reinterpretar e recriar informações e conceitos. Desta maneira o conhecimento perpassa só o contido nos livros didáticos e programas, como algo estático indo muito além do que antes era esperado.Portanto é preciso ver as possibilidades da mídia e procurar tirar tudo o que é significativo na vida do aluno e que mereça ser incluído na proposta curricular.

Marlise Ferreira Felix Araujo
E.E.Professora Célia Lemos

Nenhum comentário:

Postar um comentário