O
que é WebQuest?
A
WebQuest é uma atividade didática para os ensinos Fundamental,
Médio e Superior para incluir nas aulas a Internet, em especial a
busca de informação na Rede. Pode desenvolver o pensamento
reflexivo e crítico dos alunos, como também estimular a sua
criatividade.
O
principal objetivo da WebQuest é desenvolver a pesquisa dos alunos
em sites da Internet com critérios e perguntas especificadas pelos
professores. A busca pode ser realizada em grupos ou individualmente,
conforme o tempo disponível, o tema curricular abordado e a idade
dos alunos. Contudo, é importante ressaltar que apresenta
melhores resultados se realizada em grupos.
Pelas
WebQuests, propõem-se aos alunos a resolução de um determinado
problema e, ao finalizar a tarefa, eles expõem de algum modo suas
conclusões. Os estudantes simulam um papel, por exemplo, ser
jornalista para investigar a crise energética que afeta uma região.
Desse
modo, as WebQuests utilizam problemas ou situações do mundo real e
tarefas autênticas para despertar o interesse dos alunos. Sua base
teórica é construtivista, o que permite aos alunos transformar a
informação e compreendê-la. Suas estratégias de aprendizagem
colaborativa ajudam os estudantes a desenvolver habilidades e a
contribuir com o produto final do grupo, que pode ser uma produção
escrita, oral ou eletrônica, uma obra teatral, um jornal escolar e
um material de divulgação, entre outros.
Como
surgiu
A metodologia de trabalho denominada WebQuest foi proposta pelo professor Bernie Dodge, da San Diego State University (EUA), em 1995.
A metodologia de trabalho denominada WebQuest foi proposta pelo professor Bernie Dodge, da San Diego State University (EUA), em 1995.
Podemos
distinguir seis elementos em uma Webquest:
Introdução: apresenta
as informações básicas aos alunos, orientando-os sobre o que vão
encontrar na atividade proposta. Além disso, tem como objetivo
despertar o interesse deles para realizar o trabalho, isto é,
motivá-los para começar.
Tarefa: descreve
o que os alunos deverão elaborar ao finalizar o trabalho. Os
projetos podem ser uma página Web, uma apresentação em PowerPoint
ou uma exposição oral do tema trabalhado (de acordo com o que o
professor planejou).
Processo: especifica
os passos que os alunos devem fazer para concretização da tarefa,
incluindo orientações sobre como subdividir as tarefas, detalhes
dos papéis que podem assumir cada um dos alunos e estratégias de
trabalho.
Recursos: disponibiliza
aos alunos uma lista de sites Web a serem consultados para a
realização do trabalho. Previamente, o professor tem que verificar
se esses sites são confiáveis e estão atualizados de acordo com o
tema em questão. Essa seleção de sites facilita a navegação pela
rede e evita desvios do tema central. Podem ser incluídos outros
recursos que não sejam da Internet.
Avaliação: nessa
parte, são explicados os critérios que serão utilizados na
avaliação do trabalho.
Conclusão: corresponde
à finalização da atividade. Apresenta um resumo que leva à
reflexão da atividade para reconhecer o que foi aprendido.
Orientações
para construção de uma WebQuest
A
proposta de trabalho de uma WebQuest implica certas considerações
por parte dos professores para a sua construção:
Tempo
Tempo
- Qual é o tempo que podemos dedicar para atividade?
- Quanto tempo estimamos para cada etapa da atividade?
Recursos
- Dispomos de computadores necessários na escola?
- Possuímos conexão com Internet?
- Os alunos possuem computadores em suas casas?
Participantes
- Qual a idade dos alunos? Quantos são?
Organização
- É mais proveitoso que o trabalho seja realizado individualmente ou em grupo?
- Qual será o número de integrantes de cada grupo?
Temática
- Que tema do currículo queremos ensinar?
- Trabalhamos só com conteúdos de nossa disciplina ou realizaremos um trabalho interdisciplinar?
Atividade
- Construíremos essa atividade para: dar início a um novo tema, avaliar o progresso dos estudantes na aprendizagem de um tema já apresentado ou articular uma seqüência de conteúdos que trabalhamos?
Informação
- Na seleção do material para os alunos trabalharem, levamos em conta os critérios de validação de informação da Web?
Exposição
De que maneira queremos que, na finalização da atividade, os estudantes apresentem seus aprendizados?
Fonte:
http://www.educared.org/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=233
Liliane
Aparecida dos Reis Rosa - E.M. Honorato Borges
Josiane Maris de Souza Fonseca - E.M. Professora Walma de Oliveira
Elisangela Cristina Dias Borges - E.M. Dona Mulata
Marlise Ferreira Felix Araujo - E. E. Professora Célia Lemos
Maria Marta de Carvalho - E.E. Joaquim Dias
Josiane Maris de Souza Fonseca - E.M. Professora Walma de Oliveira
Elisangela Cristina Dias Borges - E.M. Dona Mulata
Marlise Ferreira Felix Araujo - E. E. Professora Célia Lemos
Maria Marta de Carvalho - E.E. Joaquim Dias
Nenhum comentário:
Postar um comentário